quarta-feira, 5 de novembro de 2014

O Reino Protista

O Reino Protista

Reino de seres vivos que reúne os protozoários, organismos heterotróficos que podem obter seus alimentos por absorção ou por ingestão; e algas fotossintetizantes.
No geral, são organismos eucariontes, unicelulares, coloniais ou multicelulares, não possuindo tecidos verdadeiros, alimentando-se por ingestão ou absorção
A maioria das espécies vive em regime de vida livre, estando divididos nos ambientes, marinho, de água doce e terrestre úmido.
Anteriormente esse grupo era subdividido em quatro filos distintos, de acordo com a estrutura locomotora. Porém, atualmente são considerados cerca de dezesseis filos cujas relações filogenéticas ainda não estão bem compreendidas.Reino de seres vivos que reúne os protozoários.
Em função da complexa caracterização desses filos, realizada com base na comparação entre as sequências de bases nitrogenadas do RNA e DNA, bem como da ultraestrutura celular, os protozoários são simplificadamente classificados em:


Protozoários ameboides deslocando-se e capturando alimentos através de pseudópodes. Na classificação tradicional tratado como Filo Sarcodina; e na moderna reúne cerca de cinco filos.


Protozoários flagelados – locomoção e obtenção de alimentos por meio de batimento flagelar. Antigamente tratados como um único filo (Flagelata ou Mastigophora); hoje considerados em oito filos com características próprias.
Protozoários ameboides – deslocando-se e capturando alimentos através de pseudópodes. Na classificação tradicional tratado como Filo Sarcodina; e na moderna reúne cerca de cinco filos.

Protozoários flagelados – locomoção e obtenção de alimentos por meio de batimento flagelar. Antigamente tratados como um único filo (Flagelata ou Mastigophora); hoje considerados em oito filos com características próprias.
Protozoários ciliados que se deslocam ou obtêm alimentos por meio de cílios. Esse é o único grupo que mantém a classificação tradicional (Filo Ciliophora).
No geral, são organismos eucariontes, unicelulares, coloniais ou multicelulares, não possuindo tecidos verdadeiros, alimentando-se por ingestão ou absorção.

Protozoonoses


As doenças causadas por protozoários serão apresentadas em grupos, de acordo com a forma de contaminação do homem: transmissão por meio de vetores biológicos, oral-fecal, doença sexualmente transmissível (DST)e transmissão variada.

Protozoonoses com transmissão por meio de vetores biológicos


Malaria ou impaludismo ou febre  treme-treme



Causador da doença: Protozoário integrante do grupo Esporozoário, do gênero Plasmodium.


Transmissão



 A transmissão ocorre após picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada por protozoários do gênero Plasmodium. No Brasil, três espécies estão associadas à malária em seres humanos: P. vivax, P. falciparum e P. malariae.O protozoário é transmitido ao homem pelo sangue, geralmente através da picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada por Plasmodium ou, mais raramente, por outro tipo de meio que coloque o sangue de uma pessoa infectada em contato com o de outra sadia, como o compartilhamento de seringas (consumidores de drogas), transfusão de sangue ou até mesmo de mãe para feto, na gravidez.
Os sintomas mais comuns são: calafrios, febre alta (no início contínua e depois com frequência de três em três dias), dores de cabeça e musculares, taquicardia, aumento do baço e, por vezes, delírios. No caso de infecção por P. falciparum, também existe uma chance em dez de se desenvolver o que se chama de malária cerebral, responsável por cerca de 80% dos casos letais da doença. Além dos sintomas correntes, aparece ligeira rigidez na nuca, perturbações sensoriais, desorientação, sonolência ou excitação, convulsões, vômitos e dores de cabeça, podendo o paciente chegar ao coma.
Medidas de prevenção individual: uso de mosquiteiros impregnados ou não com inseticidas, roupas que protejam pernas e braços, telas em portas e janelas, uso de repelentes.
Medidas de prevenção coletiva: drenagem, pequenas obras de saneamento para eliminação de criadouros do vetor, aterro, limpeza das margens dos criadouros, modificação do fluxo da água, controle da vegetação aquática, melhoramento da moradia e das condições de trabalho, uso racional da terra.

Doença de chagas



Causador da doença: O trypanosoma cruzi , parasita pertencente ao grupo dos Flagelados.



Transmissão: Transmitido principalmente, por um inseto da Subfamília Triatominae, conhecido popularmente como barbeiro. Este animal de hábito noturno se alimenta, exclusivamente, do sangue de animais vertebrados. Vive em frestas de casas de pau a pique, camas, colchões, depósitos, ninhos de aves, troncos de árvores, dentre outros locais, sendo que tem preferência por locais próximos à sua fonte de alimento.
A transfusão de sangue contaminado e transmissão de mãe para filho, durante a gravidez, são outras formas de se contrair a doença. Recentemente descobriu-se que pode ocorrer a infecção oral: são os casos daquelas pessoas que adquiriram a doença ao ingerirem caldo de cana ou açaí moído contendo, acidentalmente, o inseto.

Características da doença: Uma vez na corrente sanguínea os protozoários atingem geralmente o coração, levando a hipertrofia desse órgão, que é chamada cardiomegalia.

Prevenção: Melhorias habitacionais, controle dos bancos sanguíneos e o combate dos percevejos com o uso de inseticidas são as principais medidas para evitar a doença de Chagas.


      Leishmaniose   


Causador da doença: causada por parasitas do gênero Leishmania, protozoário integrante do grupo Flagelado. Há dois tipos de leishmaniose: leishmaniose tegumentar ou cutânea e a leishmaniose visceral ou calazar.Causadas por espécies diferentes.






Transmissão

,

 A leishmaniose é transmitida por insetos hematófagos (que se alimentam de sangue) conhecidos como flebótomos ou flebotomíneos. Os flebótomos medem de 2 a 3 milímetros de comprimento e devido ao seu pequeno tamanho são capazes de atravessar as malhas dos mosquiteiros e telas. Apresentam cor amarelada ou acinzentada e suas asas permanecem abertas quando estão em repouso. Seus nomes variam de acordo com a localidade; os mais comuns são: mosquito palha, tatuquira, birigüi, cangalinha, asa branca, asa dura e palhinha. O mosquito palha ou asa branca é mais encontrado em lugares úmidos, escuros, onde existem muitas plantas. As fontes de infecção das leishmanioses são, principalmente, os animais silvestres e os insetos flebotomíneos que abrigam o parasita em seu tubo digestivo, porém, o hospedeiro também pode ser o cão doméstico.
Na leishmaniose cutânea os animais silvestres que atuam como reservatórios são os roedores silvestres, tamanduás e preguiças. Na leishmaniose visceral a principal fonte de infecção é a raposa do campo.

Características da doença

 A leishmaniose tegumentar caracteriza-se por feridas na pele que se localizam com maior freqüência nas partes descobertas do corpo. Tardiamente, podem surgir feridas nas mucosas do nariz, da boca e da garganta. Essa forma de leishmaniose é conhecida como "ferida brava". A leishmaniose visceral é uma doença sistêmica, pois, acomete vários órgãos internos, principalmente o fígado, o baço e a medula óssea. Esse tipo de leishmaniose acomete essencialmente crianças de até dez anos; após esta idade se torna menos freqüente. É uma doença de evolução longa, podendo durar alguns meses ou até ultrapassar o período de um ano.

Prevenção

      Evitar construir casas e acampamentos em áreas muito próximas à mata
      Fazer dedetização, quando indicada pelas autoridades de saúde
      Evitar banhos de rio ou de igarapé, localizado perto da mata
      Utilizar repelentes na pele, quando estiver em matas de áreas onde há a doença
      Usar mosquiteiros para dormir
      Usar telas protetoras em janelas e portas
      Eliminar cães com diagnóstico positivo para leishmaniose visceral, para evitar o aparecimento de casos humanos.

Protozoonoses com transmissão oral- fecal


Amebíase

Causador da doença: Ocorre pela infecção dp protozoário Entamoeba histolytica, que pertence ao grupo Sarcodino- grupo de protozoários que se locomovem por meio de pseudópodes.

Transmissão:Por meio de consumo de alimentos ou água contaminada por fezes humanas.




Características da doença:Principais sintomas são desconforto abdominal, forte diarreia acompanhada de sangue ou muco, além de febre e calafrios.

Prevenção: Quando viajar para países tropicais onde haja falta de saneamento, beba água purificada ou fervida e não coma vegetais crus ou frutas com casca. Medidas de saúde pública incluem a purificação da água, cloração da água e os programas de tratamento de esgoto. Medidas de sexo seguro, como o uso de preservativos e barreiras bucais para proteção no contato oral ou anal, podem ajudar a evitar infecções.

Giardíase

Causas da doença: é uma infecção intestinal causada pelo protozoário flagelado Giardia lamblia.

Transmissão: oral – fecal

Características da doença: Algumas pessoas com giardíase nunca desenvolvem sintomas, mas ainda carregam o parasita e podem se espalhar para os outros por meio de suas fezes. Para aqueles que ficam doentes, os sintomas geralmente aparecem uma a duas semanas após a exposição e podem incluir:
      Diarreia aquosa, às vezes com mau cheiro, que podem se alternar com fezes moles e gordurosas
      Fadiga ou mal-estar
      Cólicas abdominais e inchaço
      Arroto com um gosto ruim
      Náusea
      Perda de peso.
Os sintomas de giardíase geralmente duram duas a quatro semanas, mas em algumas pessoas podem permanecer por mais tempo.
Prevenção: Adoção de hábitos de higiene.

Balantídiose

Causador da doença: Balantidium coli é um protozoário do grupo Ciliado.


Transmissão: oral – fecal


Características da doença:A diarreia é o principal sintoma da doença.


Prevenção: Adoção de hábitos de higiene.

Protozoonozes com transmissão sexual (DST)

Tricomoníase


Causador da doença: Tricomoníase é causada por um protozoário unicelular chamado Trichomonas vaginalis ou T. vaginalis, um tipo de parasita minúsculo que se transmite entre as pessoas durante a relação sexual. O período de incubação entre a exposição e a infecção pode variar de cinco a 28 dias.



Características da doença: 

Muitas mulheres e maioria dos homens com tricomoníase não apresentam sintomas, pelo menos não no início. No entanto, os sintomas vaginais de tricomoníase incluem:

       Corrimento vaginal abundante e com mau cheiro, que pode ser branco, cinza, amarelo ou verde
      Vermelhidão genital
      Coceira vaginal
      Dor e ardor ao urinar ou na relação sexual
      Dor abdominal (raro).

Prevenção:Utilização de preservativo masculino ou feminino.


Protozoonose com transmissão variada


Toxoplasmose


Causas da doença: A toxoplasmose é uma infecção causada pelo parasita Toxoplasma gondii.

Transmissão:

      Transfusões de sangue ou transplantes de órgãos
      Descuido ao manipular a caixa de excrementos de gatos, que pode levar ao consumo acidental de partículas infecciosas
      Comer terra contaminada
      Comer carne crua ou mal cozida (cordeiro, porco ou vaca)

Características da doença:

Sintomas em pessoas com sistema imunológico saudável:
      Linfonodos aumentados na cabeça e no pescoço
      Dor de cabeça
      Doença branda com febre, similar à mononucleose
      Dor muscular
      Dor de garganta

Sintomas em pessoas imunodeprimidas:
      Confusão
      Febre
      Cefaleia
      Inflamação da retina que provoca visão borrada
      Convulsões
Para sintomas de bebês nascidos com essa doença, consulte toxoplasmose congênita.

Prevenção:

      Evite comer carne mal cozida.
      Congele a carne a -20  C por 2 dias.
      Lave as mãos depois de manipular carnes cruas.
      Proteja as áreas de brincar das crianças contra fezes de cães e gatos.
      Lave bem as mãos após o contato com a terra que possa estar contaminada com fezes de animais.
      Mulheres grávidas e pessoas com o sistema imunológico debilitado devem evitar limpar caixas de excremento de gatos e materiais potencialmente infectados com fezes de gatos. Elas também devem evitar materiais que possam estar contaminados por insetos expostos a fezes de gatos (baratas, moscas etc.).
      As mulheres grávidas devem fazer um exame de sangue para toxoplasmose.
      Os pacientes com a doença do HIV devem fazer exames de sangue para detectar toxoplasmose.


Algas

Quanto às algas há muitas divergencias a respeito de sua classificação.Estudaremos todas as algas, unicelulares e pluricelurares, como intergrantes do Reino Protista. No entanto, outros autores as incluem no ReinoVegetal e existem ainda aqueles que dizem que as algas unicelulares são pertencentes ao Reino Protista e as pluricelulares ao Reino Vegetal.
Independente do reino a qual pertence as algas,elas apresentam as seguintes caracteristicas:
      Podem ser unicelulares e pluricelulares;
      São eucariontes;
      São autrótrofas
As algas são importantes para o equilibrio ecológico dos ecossistemas aquáticos, pois são as principais produtoras do alimento que nutre direta ou indiretamente os demais seres vivos aquáticos.
Além disso, as algas são as grandes fornecedoras do gás oxigênio que abastece a vida aeróbica no Planeta. Isso desmente a ideia que algumas pessoas têm de que as florestas naturais funcionam como o "Pulmão verde do mundo', sendo responsáveis pela maior parte do gás oxigenio eliminado diaramente na biosfera.

Algas unicelulares:


                                             As euglenófitas


As euglenófitas também conhecidas como euglenas, são algas unicelulares que se locomovem por meio de um flagelo e vivem principalmente em água doce, mas também em água salgada.
A Euglena viridis é um exemplo desse grupo de algas, possui predominantemente o pigmento verde da clorofila. Ela se reproduz por cissiparidade e, quando sua reprodução é intensa, a água pode adquirir uma coloração esverdeada.

                  

 As bacilariófitas


As bacilariófitas vivem na água doce ou salgada. Em sua maioria, são representadas pelas diatomáceas, algas unicelulares dotadas de uma carapaça protetora formada de sílica e que geralmente se reproduzem por cissiparidade.
Os restos da parede celular das diatomáceas mortas podem se depositar no fundo do ambiente aquático e, com o tempo, formar uma material rico em sílica conhecido como diatomito. Esse material pode ter várias aplicações comerciais, como: confecção de certos cosméticos e pastas de dente; abrasivo fino para polimento de objetos de prata, por exemplo; fabricação de tijolos usados em construção civil.

 As pirrófitas

    
Também conhecidas como dinoflagelados, por serem dotadas de dois flagelos, as pirrófitas são algas unicelulares geralmente marinhas. Elas têm coloração esverdeada ou parda, na maioria das vezes, e reproduzem-se principalmente por cissiparidade; algumas têm a capacidade de emitir luz, fenômeno conhecido como bioluminescência.

 Algas Pluricelurares



Essas algas são encontradas nos mares, nos rios, nas lagoas, sobre pedras, troncos de árvores e outras superfícies úmidas. As algas podem estar fixas ou podem flutuar na água.
Uma atividade peculiar das algas é a de absorver os sais minerais que necessitam por meio de toda a superfície de seu corpo. Essas algas são formadas pelos seguintes pigmentos: clorofila, ficoeritrina e fucoxantina.
As algas pluricelulares compreendem as clorofíceas, rodofíceas e feofíceas. Vamos conhecer a seguir cada tipo de alga pluricelular:

      Clorofíceas (algas verdes) – Têm clorofila como pigmento predominante em suas células e são algas aquáticas. EX: algas marinhas do gênero Ulva.
      Rodofíceas (algas vermelhas) - Possuem bastante ficoeritrina. São algas vermelhas e marinhas. EX: algas do gênero Porphyra.
       Feofíceas (algas pardas ou marrons) - Possuem bastante fucoxantina. São algas pardas ou marrons. EX: alga parda Laminaria.


As algas são importantes para a natureza, pois realizam fotossíntese e são responsáveis por mais de 70% do oxigênio liberado diariamente na Terra. Algumas algas marinhas pluricelulares também são ótimos fertilizantes.


Mapa conceitual



Artigo:

http://www.institutocarbonobrasil.org.br/reportagens_carbonobrasil/noticia=638214


Vídeo aula:



Fontes:

Apostila Chromos  Pré -Técnico – Pollyana Fantini A
https://www.google.com.br/search?q=reino+protistaHYPERLINK "https://www.google.com.br/search?q=reino+protista&rlz=1C1AVSF_pt-PTBR580BR580&espv=2&biw=1366&bih=667&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=vedGVKWdFYqNsQSAjoCQDg&ved=0CAYQ_AUoAQ#tbm=isch&q=doen%C3%A7a+de+chagas&imgdii=_"&HYPERLINK "https://www.google.com.br/search?q=reino+protista&rlz=1C1AVSF_pt-PTBR580BR580&espv=2&biw=1366&bih=667&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=vedGVKWdFYqNsQSAjoCQDg&ved=0CAYQ_AUoAQ#tbm=isch&q=doen%C3%A7a+de+chagas&imgdii=_"rlz=1C1AVSF_pt-PTBR580BR580HYPERLINK "https://www.google.com.br/search?q=reino+protista&rlz=1C1AVSF_pt-PTBR580BR580&espv=2&biw=1366&bih=667&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=vedGVKWdFYqNsQSAjoCQDg&ved=0CAYQ_AUoAQ#tbm=isch&q=doen%C3%A7a+de+chagas&imgdii=_"&HYPERLINK "https://www.google.com.br/search?q=reino+protista&rlz=1C1AVSF_pt-PTBR580BR580&espv=2&biw=1366&bih=667&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=vedGVKWdFYqNsQSAjoCQDg&ved=0CAYQ_AUoAQ#tbm=isch&q=doen%C3%A7a+de+chagas&imgdii=_"espv=2HYPERLINK "https://www.google.com.br/search?q=reino+protista&rlz=1C1AVSF_pt-PTBR580BR580&espv=2&biw=1366&bih=667&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=vedGVKWdFYqNsQSAjoCQDg&ved=0CAYQ_AUoAQ#tbm=isch&q=doen%C3%A7a+de+chagas&imgdii=_"&HYPERLINK "https://www.google.com.br/search?q=reino+protista&rlz=1C1AVSF_pt-PTBR580BR580&espv=2&biw=1366&bih=667&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=vedGVKWdFYqNsQSAjoCQDg&ved=0CAYQ_AUoAQ#tbm=isch&q=doen%C3%A7a+de+chagas&imgdii=_"biw=1366HYPERLINK "https://www.google.com.br/search?q=reino+protista&rlz=1C1AVSF_pt-PTBR580BR580&espv=2&biw=1366&bih=667&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=vedGVKWdFYqNsQSAjoCQDg&ved=0CAYQ_AUoAQ#tbm=isch&q=doen%C3%A7a+de+chagas&imgdii=_"&HYPERLINK "https://www.google.com.br/search?q=reino+protista&rlz=1C1AVSF_pt-PTBR580BR580&espv=2&biw=1366&bih=667&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=vedGVKWdFYqNsQSAjoCQDg&ved=0CAYQ_AUoAQ#tbm=isch&q=doen%C3%A7a+de+chagas&imgdii=_"bih=667HYPERLINK "https://www.google.com.br/search?q=reino+protista&rlz=1C1AVSF_pt-PTBR580BR580&espv=2&biw=1366&bih=667&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=vedGVKWdFYqNsQSAjoCQDg&ved=0CAYQ_AUoAQ#tbm=isch&q=doen%C3%A7a+de+chagas&imgdii=_"&HYPERLINK "https://www.google.com.br/search?q=reino+protista&rlz=1C1AVSF_pt-PTBR580BR580&espv=2&biw=1366&bih=667&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=vedGVKWdFYqNsQSAjoCQDg&ved=0CAYQ_AUoAQ#tbm=isch&q=doen%C3%A7a+de+chagas&imgdii=_"source=lnmsHYPERLINK "https://www.google.com.br/search?q=reino+protista&rlz=1C1AVSF_pt-PTBR580BR580&espv=2&biw=1366&bih=667&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=vedGVKWdFYqNsQSAjoCQDg&ved=0CAYQ_AUoAQ#tbm=isch&q=doen%C3%A7a+de+chagas&imgdii=_"&HYPERLINK "https://www.google.com.br/search?q=reino+protista&rlz=1C1AVSF_pt-PTBR580BR580&espv=2&biw=1366&bih=667&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=vedGVKWdFYqNsQSAjoCQDg&ved=0CAYQ_AUoAQ#tbm=isch&q=doen%C3%A7a+de+chagas&imgdii=_"tbm=ischHYPERLINK "https://www.google.com.br/search?q=reino+protista&rlz=1C1AVSF_pt-PTBR580BR580&espv=2&biw=1366&bih=667&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=vedGVKWdFYqNsQSAjoCQDg&ved=0CAYQ_AUoAQ#tbm=isch&q=doen%C3%A7a+de+chagas&imgdii=_"&HYPERLINK "https://www.google.com.br/search?q=reino+protista&rlz=1C1AVSF_pt-PTBR580BR580&espv=2&biw=1366&bih=667&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=vedGVKWdFYqNsQSAjoCQDg&ved=0CAYQ_AUoAQ#tbm=isch&q=doen%C3%A7a+de+chagas&imgdii=_"sa=XHYPERLINK "https://www.google.com.br/search?q=reino+protista&rlz=1C1AVSF_pt-PTBR580BR580&espv=2&biw=1366&bih=667&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=vedGVKWdFYqNsQSAjoCQDg&ved=0CAYQ_AUoAQ#tbm=isch&q=doen%C3%A7a+de+chagas&imgdii=_"&HYPERLINK "https://www.google.com.br/search?q=reino+protista&rlz=1C1AVSF_pt-PTBR580BR580&espv=2&biw=1366&bih=667&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=vedGVKWdFYqNsQSAjoCQDg&ved=0CAYQ_AUoAQ#tbm=isch&q=doen%C3%A7a+de+chagas&imgdii=_"ei=vedGVKWdFYqNsQSAjoCQDgHYPERLINK "https://www.google.com.br/search?q=reino+protista&rlz=1C1AVSF_pt-PTBR580BR580&espv=2&biw=1366&bih=667&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=vedGVKWdFYqNsQSAjoCQDg&ved=0CAYQ_AUoAQ#tbm=isch&q=doen%C3%A7a+de+chagas&imgdii=_"&HYPERLINK "https://www.google.com.br/search?q=reino+protista&rlz=1C1AVSF_pt-PTBR580BR580&espv=2&biw=1366&bih=667&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=vedGVKWdFYqNsQSAjoCQDg&ved=0CAYQ_AUoAQ#tbm=isch&q=doen%C3%A7a+de+chagas&imgdii=_"ved=0CAYQ_AUoAQ#tbm=ischHYPERLINK "https://www.google.com.br/search?q=reino+protista&rlz=1C1AVSF_pt-PTBR580BR580&espv=2&biw=1366&bih=667&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=vedGVKWdFYqNsQSAjoCQDg&ved=0CAYQ_AUoAQ#tbm=isch&q=doen%C3%A7a+de+chagas&imgdii=_"&HYPERLINK "https://www.google.com.br/search?q=reino+protista&rlz=1C1AVSF_pt-PTBR580BR580&espv=2&biw=1366&bih=667&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=vedGVKWdFYqNsQSAjoCQDg&ved=0CAYQ_AUoAQ#tbm=isch&q=doen%C3%A7a+de+chagas&imgdii=_"q=doen%C3%A7a+de+chagasHYPERLINK "https://www.google.com.br/search?q=reino+protista&rlz=1C1AVSF_pt-PTBR580BR580&espv=2&biw=1366&bih=667&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=vedGVKWdFYqNsQSAjoCQDg&ved=0CAYQ_AUoAQ#tbm=isch&q=doen%C3%A7a+de+chagas&imgdii=_"&HYPERLINK "https://www.google.com.br/search?q=reino+protista&rlz=1C1AVSF_pt-PTBR580BR580&espv=2&biw=1366&bih=667&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=vedGVKWdFYqNsQSAjoCQDg&ved=0CAYQ_AUoAQ#tbm=isch&q=doen%C3%A7a+de+chagas&imgdii=_"imgdii=_
https://www.google.com.br/search?q=reino+protistaHYPERLINK "https://www.google.com.br/search?q=reino+protista&rlz=1C1AVSF_pt-PTBR580BR580&espv=2&biw=1366&bih=667&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=vedGVKWdFYqNsQSAjoCQDg&ved=0CAYQ_AUoAQ#tbm=isch&q=leishmaniose&imgdii=_"&HYPERLINK "https://www.google.com.br/search?q=reino+protista&rlz=1C1AVSF_pt-PTBR580BR580&espv=2&biw=1366&bih=667&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=vedGVKWdFYqNsQSAjoCQDg&ved=0CAYQ_AUoAQ#tbm=isch&q=leishmaniose&imgdii=_"rlz=1C1AVSF_pt-PTBR580BR580HYPERLINK "https://www.google.com.br/search?q=reino+protista&rlz=1C1AVSF_pt-PTBR580BR580&espv=2&biw=1366&bih=667&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=vedGVKWdFYqNsQSAjoCQDg&ved=0CAYQ_AUoAQ#tbm=isch&q=leishmaniose&imgdii=_"&HYPERLINK "https://www.google.com.br/search?q=reino+protista&rlz=1C1AVSF_pt-PTBR580BR580&espv=2&biw=1366&bih=667&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=vedGVKWdFYqNsQSAjoCQDg&ved=0CAYQ_AUoAQ#tbm=isch&q=leishmaniose&imgdii=_"espv=2HYPERLINK "https://www.google.com.br/search?q=reino+protista&rlz=1C1AVSF_pt-PTBR580BR580&espv=2&biw=1366&bih=667&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=vedGVKWdFYqNsQSAjoCQDg&ved=0CAYQ_AUoAQ#tbm=isch&q=leishmaniose&imgdii=_"&HYPERLINK "https://www.google.com.br/search?q=reino+protista&rlz=1C1AVSF_pt-PTBR580BR580&espv=2&biw=1366&bih=667&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=vedGVKWdFYqNsQSAjoCQDg&ved=0CAYQ_AUoAQ#tbm=isch&q=leishmaniose&imgdii=_"biw=1366HYPERLINK "https://www.google.com.br/search?q=reino+protista&rlz=1C1AVSF_pt-PTBR580BR580&espv=2&biw=1366&bih=667&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=vedGVKWdFYqNsQSAjoCQDg&ved=0CAYQ_AUoAQ#tbm=isch&q=leishmaniose&imgdii=_"&HYPERLINK "https://www.google.com.br/search?q=reino+protista&rlz=1C1AVSF_pt-PTBR580BR580&espv=2&biw=1366&bih=667&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=vedGVKWdFYqNsQSAjoCQDg&ved=0CAYQ_AUoAQ#tbm=isch&q=leishmaniose&imgdii=_"bih=667HYPERLINK "https://www.google.com.br/search?q=reino+protista&rlz=1C1AVSF_pt-PTBR580BR580&espv=2&biw=1366&bih=667&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=vedGVKWdFYqNsQSAjoCQDg&ved=0CAYQ_AUoAQ#tbm=isch&q=leishmaniose&imgdii=_"&HYPERLINK "https://www.google.com.br/search?q=reino+protista&rlz=1C1AVSF_pt-PTBR580BR580&espv=2&biw=1366&bih=667&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=vedGVKWdFYqNsQSAjoCQDg&ved=0CAYQ_AUoAQ#tbm=isch&q=leishmaniose&imgdii=_"source=lnmsHYPERLINK "https://www.google.com.br/search?q=reino+protista&rlz=1C1AVSF_pt-PTBR580BR580&espv=2&biw=1366&bih=667&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=vedGVKWdFYqNsQSAjoCQDg&ved=0CAYQ_AUoAQ#tbm=isch&q=leishmaniose&imgdii=_"&HYPERLINK "https://www.google.com.br/search?q=reino+protista&rlz=1C1AVSF_pt-PTBR580BR580&espv=2&biw=1366&bih=667&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=vedGVKWdFYqNsQSAjoCQDg&ved=0CAYQ_AUoAQ#tbm=isch&q=leishmaniose&imgdii=_"tbm=ischHYPERLINK "https://www.google.com.br/search?q=reino+protista&rlz=1C1AVSF_pt-PTBR580BR580&espv=2&biw=1366&bih=667&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=vedGVKWdFYqNsQSAjoCQDg&ved=0CAYQ_AUoAQ#tbm=isch&q=leishmaniose&imgdii=_"&HYPERLINK "https://www.google.com.br/search?q=reino+protista&rlz=1C1AVSF_pt-PTBR580BR580&espv=2&biw=1366&bih=667&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=vedGVKWdFYqNsQSAjoCQDg&ved=0CAYQ_AUoAQ#tbm=isch&q=leishmaniose&imgdii=_"sa=XHYPERLINK "https://www.google.com.br/search?q=reino+protista&rlz=1C1AVSF_pt-PTBR580BR580&espv=2&biw=1366&bih=667&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=vedGVKWdFYqNsQSAjoCQDg&ved=0CAYQ_AUoAQ#tbm=isch&q=leishmaniose&imgdii=_"&HYPERLINK "https://www.google.com.br/search?q=reino+protista&rlz=1C1AVSF_pt-PTBR580BR580&espv=2&biw=1366&bih=667&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=vedGVKWdFYqNsQSAjoCQDg&ved=0CAYQ_AUoAQ#tbm=isch&q=leishmaniose&imgdii=_"ei=vedGVKWdFYqNsQSAjoCQDgHYPERLINK "https://www.google.com.br/search?q=reino+protista&rlz=1C1AVSF_pt-PTBR580BR580&espv=2&biw=1366&bih=667&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=vedGVKWdFYqNsQSAjoCQDg&ved=0CAYQ_AUoAQ#tbm=isch&q=leishmaniose&imgdii=_"&HYPERLINK "https://www.google.com.br/search?q=reino+protista&rlz=1C1AVSF_pt-PTBR580BR580&espv=2&biw=1366&bih=667&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=vedGVKWdFYqNsQSAjoCQDg&ved=0CAYQ_AUoAQ#tbm=isch&q=leishmaniose&imgdii=_"ved=0CAYQ_AUoAQ#tbm=ischHYPERLINK "https://www.google.com.br/search?q=reino+protista&rlz=1C1AVSF_pt-PTBR580BR580&espv=2&biw=1366&bih=667&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=vedGVKWdFYqNsQSAjoCQDg&ved=0CAYQ_AUoAQ#tbm=isch&q=leishmaniose&imgdii=_"&HYPERLINK "https://www.google.com.br/search?q=reino+protista&rlz=1C1AVSF_pt-PTBR580BR580&espv=2&biw=1366&bih=667&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=vedGVKWdFYqNsQSAjoCQDg&ved=0CAYQ_AUoAQ#tbm=isch&q=leishmaniose&imgdii=_"q=leishmanioseHYPERLINK "https://www.google.com.br/search?q=reino+protista&rlz=1C1AVSF_pt-PTBR580BR580&espv=2&biw=1366&bih=667&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=vedGVKWdFYqNsQSAjoCQDg&ved=0CAYQ_AUoAQ#tbm=isch&q=leishmaniose&imgdii=_"&HYPERLINK "https://www.google.com.br/search?q=reino+protista&rlz=1C1AVSF_pt-PTBR580BR580&espv=2&biw=1366&bih=667&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=vedGVKWdFYqNsQSAjoCQDg&ved=0CAYQ_AUoAQ#tbm=isch&q=leishmaniose&imgdii=_"imgdii=_
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=HYPERLINK "http://www.google.com.br/imgres?imgurl=&imgrefurl=http%3A%2F%2Fosamebas.blogspot.com%2F2013%2F06%2Fciclo-biologico-da-amebiase.html&h=0&w=0&tbnid=5edPIVHN320lZM&zoom=1&tbnh=200&tbnw=252&docid=-e2KXjydz7GBnM&tbm=isch&ei=6_1GVNGaGYvMggTywIDIAQ&ved=0CAQQsCUoAA"&HYPERLINK "http://www.google.com.br/imgres?imgurl=&imgrefurl=http%3A%2F%2Fosamebas.blogspot.com%2F2013%2F06%2Fciclo-biologico-da-amebiase.html&h=0&w=0&tbnid=5edPIVHN320lZM&zoom=1&tbnh=200&tbnw=252&docid=-e2KXjydz7GBnM&tbm=isch&ei=6_1GVNGaGYvMggTywIDIAQ&ved=0CAQQsCUoAA"imgrefurl=http%3A%2F%2Fosamebas.blogspot.com%2F2013%2F06%2Fciclo-biologico-da-amebiase.htmlHYPERLINK "http://www.google.com.br/imgres?imgurl=&imgrefurl=http%3A%2F%2Fosamebas.blogspot.com%2F2013%2F06%2Fciclo-biologico-da-amebiase.html&h=0&w=0&tbnid=5edPIVHN320lZM&zoom=1&tbnh=200&tbnw=252&docid=-e2KXjydz7GBnM&tbm=isch&ei=6_1GVNGaGYvMggTywIDIAQ&ved=0CAQQsCUoAA"&HYPERLINK "http://www.google.com.br/imgres?imgurl=&imgrefurl=http%3A%2F%2Fosamebas.blogspot.com%2F2013%2F06%2Fciclo-biologico-da-amebiase.html&h=0&w=0&tbnid=5edPIVHN320lZM&zoom=1&tbnh=200&tbnw=252&docid=-e2KXjydz7GBnM&tbm=isch&ei=6_1GVNGaGYvMggTywIDIAQ&ved=0CAQQsCUoAA"h=0HYPERLINK "http://www.google.com.br/imgres?imgurl=&imgrefurl=http%3A%2F%2Fosamebas.blogspot.com%2F2013%2F06%2Fciclo-biologico-da-amebiase.html&h=0&w=0&tbnid=5edPIVHN320lZM&zoom=1&tbnh=200&tbnw=252&docid=-e2KXjydz7GBnM&tbm=isch&ei=6_1GVNGaGYvMggTywIDIAQ&ved=0CAQQsCUoAA"&HYPERLINK "http://www.google.com.br/imgres?imgurl=&imgrefurl=http%3A%2F%2Fosamebas.blogspot.com%2F2013%2F06%2Fciclo-biologico-da-amebiase.html&h=0&w=0&tbnid=5edPIVHN320lZM&zoom=1&tbnh=200&tbnw=252&docid=-e2KXjydz7GBnM&tbm=isch&ei=6_1GVNGaGYvMggTywIDIAQ&ved=0CAQQsCUoAA"w=0HYPERLINK "http://www.google.com.br/imgres?imgurl=&imgrefurl=http%3A%2F%2Fosamebas.blogspot.com%2F2013%2F06%2Fciclo-biologico-da-amebiase.html&h=0&w=0&tbnid=5edPIVHN320lZM&zoom=1&tbnh=200&tbnw=252&docid=-e2KXjydz7GBnM&tbm=isch&ei=6_1GVNGaGYvMggTywIDIAQ&ved=0CAQQsCUoAA"&HYPERLINK "http://www.google.com.br/imgres?imgurl=&imgrefurl=http%3A%2F%2Fosamebas.blogspot.com%2F2013%2F06%2Fciclo-biologico-da-amebiase.html&h=0&w=0&tbnid=5edPIVHN320lZM&zoom=1&tbnh=200&tbnw=252&docid=-e2KXjydz7GBnM&tbm=isch&ei=6_1GVNGaGYvMggTywIDIAQ&ved=0CAQQsCUoAA"tbnid=5edPIVHN320lZMHYPERLINK "http://www.google.com.br/imgres?imgurl=&imgrefurl=http%3A%2F%2Fosamebas.blogspot.com%2F2013%2F06%2Fciclo-biologico-da-amebiase.html&h=0&w=0&tbnid=5edPIVHN320lZM&zoom=1&tbnh=200&tbnw=252&docid=-e2KXjydz7GBnM&tbm=isch&ei=6_1GVNGaGYvMggTywIDIAQ&ved=0CAQQsCUoAA"&HYPERLINK "http://www.google.com.br/imgres?imgurl=&imgrefurl=http%3A%2F%2Fosamebas.blogspot.com%2F2013%2F06%2Fciclo-biologico-da-amebiase.html&h=0&w=0&tbnid=5edPIVHN320lZM&zoom=1&tbnh=200&tbnw=252&docid=-e2KXjydz7GBnM&tbm=isch&ei=6_1GVNGaGYvMggTywIDIAQ&ved=0CAQQsCUoAA"zoom=1HYPERLINK "http://www.google.com.br/imgres?imgurl=&imgrefurl=http%3A%2F%2Fosamebas.blogspot.com%2F2013%2F06%2Fciclo-biologico-da-amebiase.html&h=0&w=0&tbnid=5edPIVHN320lZM&zoom=1&tbnh=200&tbnw=252&docid=-e2KXjydz7GBnM&tbm=isch&ei=6_1GVNGaGYvMggTywIDIAQ&ved=0CAQQsCUoAA"&HYPERLINK "http://www.google.com.br/imgres?imgurl=&imgrefurl=http%3A%2F%2Fosamebas.blogspot.com%2F2013%2F06%2Fciclo-biologico-da-amebiase.html&h=0&w=0&tbnid=5edPIVHN320lZM&zoom=1&tbnh=200&tbnw=252&docid=-e2KXjydz7GBnM&tbm=isch&ei=6_1GVNGaGYvMggTywIDIAQ&ved=0CAQQsCUoAA"tbnh=200HYPERLINK "http://www.google.com.br/imgres?imgurl=&imgrefurl=http%3A%2F%2Fosamebas.blogspot.com%2F2013%2F06%2Fciclo-biologico-da-amebiase.html&h=0&w=0&tbnid=5edPIVHN320lZM&zoom=1&tbnh=200&tbnw=252&docid=-e2KXjydz7GBnM&tbm=isch&ei=6_1GVNGaGYvMggTywIDIAQ&ved=0CAQQsCUoAA"&HYPERLINK "http://www.google.com.br/imgres?imgurl=&imgrefurl=http%3A%2F%2Fosamebas.blogspot.com%2F2013%2F06%2Fciclo-biologico-da-amebiase.html&h=0&w=0&tbnid=5edPIVHN320lZM&zoom=1&tbnh=200&tbnw=252&docid=-e2KXjydz7GBnM&tbm=isch&ei=6_1GVNGaGYvMggTywIDIAQ&ved=0CAQQsCUoAA"tbnw=252HYPERLINK "http://www.google.com.br/imgres?imgurl=&imgrefurl=http%3A%2F%2Fosamebas.blogspot.com%2F2013%2F06%2Fciclo-biologico-da-amebiase.html&h=0&w=0&tbnid=5edPIVHN320lZM&zoom=1&tbnh=200&tbnw=252&docid=-e2KXjydz7GBnM&tbm=isch&ei=6_1GVNGaGYvMggTywIDIAQ&ved=0CAQQsCUoAA"&HYPERLINK "http://www.google.com.br/imgres?imgurl=&imgrefurl=http%3A%2F%2Fosamebas.blogspot.com%2F2013%2F06%2Fciclo-biologico-da-amebiase.html&h=0&w=0&tbnid=5edPIVHN320lZM&zoom=1&tbnh=200&tbnw=252&docid=-e2KXjydz7GBnM&tbm=isch&ei=6_1GVNGaGYvMggTywIDIAQ&ved=0CAQQsCUoAA"docid=-e2KXjydz7GBnMHYPERLINK "http://www.google.com.br/imgres?imgurl=&imgrefurl=http%3A%2F%2Fosamebas.blogspot.com%2F2013%2F06%2Fciclo-biologico-da-amebiase.html&h=0&w=0&tbnid=5edPIVHN320lZM&zoom=1&tbnh=200&tbnw=252&docid=-e2KXjydz7GBnM&tbm=isch&ei=6_1GVNGaGYvMggTywIDIAQ&ved=0CAQQsCUoAA"&HYPERLINK "http://www.google.com.br/imgres?imgurl=&imgrefurl=http%3A%2F%2Fosamebas.blogspot.com%2F2013%2F06%2Fciclo-biologico-da-amebiase.html&h=0&w=0&tbnid=5edPIVHN320lZM&zoom=1&tbnh=200&tbnw=252&docid=-e2KXjydz7GBnM&tbm=isch&ei=6_1GVNGaGYvMggTywIDIAQ&ved=0CAQQsCUoAA"tbm=ischHYPERLINK "http://www.google.com.br/imgres?imgurl=&imgrefurl=http%3A%2F%2Fosamebas.blogspot.com%2F2013%2F06%2Fciclo-biologico-da-amebiase.html&h=0&w=0&tbnid=5edPIVHN320lZM&zoom=1&tbnh=200&tbnw=252&docid=-e2KXjydz7GBnM&tbm=isch&ei=6_1GVNGaGYvMggTywIDIAQ&ved=0CAQQsCUoAA"&HYPERLINK "http://www.google.com.br/imgres?imgurl=&imgrefurl=http%3A%2F%2Fosamebas.blogspot.com%2F2013%2F06%2Fciclo-biologico-da-amebiase.html&h=0&w=0&tbnid=5edPIVHN320lZM&zoom=1&tbnh=200&tbnw=252&docid=-e2KXjydz7GBnM&tbm=isch&ei=6_1GVNGaGYvMggTywIDIAQ&ved=0CAQQsCUoAA"ei=6_1GVNGaGYvMggTywIDIAQHYPERLINK "http://www.google.com.br/imgres?imgurl=&imgrefurl=http%3A%2F%2Fosamebas.blogspot.com%2F2013%2F06%2Fciclo-biologico-da-amebiase.html&h=0&w=0&tbnid=5edPIVHN320lZM&zoom=1&tbnh=200&tbnw=252&docid=-e2KXjydz7GBnM&tbm=isch&ei=6_1GVNGaGYvMggTywIDIAQ&ved=0CAQQsCUoAA"&HYPERLINK "http://www.google.com.br/imgres?imgurl=&imgrefurl=http%3A%2F%2Fosamebas.blogspot.com%2F2013%2F06%2Fciclo-biologico-da-amebiase.html&h=0&w=0&tbnid=5edPIVHN320lZM&zoom=1&tbnh=200&tbnw=252&docid=-e2KXjydz7GBnM&tbm=isch&ei=6_1GVNGaGYvMggTywIDIAQ&ved=0CAQQsCUoAA"ved=0CAQQsCUoAA